Emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de 01/09/23; entenda

Os MEIs (microempreendedores individuais) passam a ter que emitir (NFS-e) notas fiscais de serviço eletrônica no padrão nacional. A obrigatoriedade começa nesta sexta-feira (1º) para prestadores de serviços para pessoas jurídicas.

O sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica tem apresentado instabilidade desde o início da manhã desta sexta-feira (1º). Em nota, a Receita Federal disse que “os esforços para normalizar a situação estão sendo empregados pelo prestador de serviço de hospedagem do sistema”.

O que muda a partir de agora

Quem ainda não aderiu ao padrão nacional deve efetuar um cadastro inicial no Emissor Web para a criação de uma senha de acesso. As notas emitidas na plataforma poderão ser acessadas pelos municípios. Veja abaixo o passo a passo preparado pelo Sebrae.

Vamos padronizar as informações, reduzir custos e aumentar a eficácia. As micro e pequenas empresas ganham em competitividade e desburocratização, com a dispensa da emissão de documentos em papel.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Passo a passo

O site para emissão de notas fiscais é nfse.gov.brExistem três tipos opções: acesso com usuário e senha, certificado digital e conta no portal do governo federal.

Veja outras notícias