Veja dicas práticas para organizar com seu cliente as obrigações acessórias do ano todo

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas para os profissionais de contabilidade o ano já começou faz tempo e cada descanso requer muito planejamento para não perder nenhum prazo.

Isso demanda organização dos prazos e, claro, das obrigações acessórias. E, se tem um desejo que todo contador ou contadora faz a cada início de ano, é estar em dia com o fisco e entregar cada evento dentro do prazo.

Então, para ajudar o profissional a estar em dia com o leão, a IOB preparou um conteúdo especial com 5 dicas para se preparar para as obrigações acessórias do ano. Confira:

Ter as informações e comprovantes fiscais organizados agiliza, e muito, o envio das obrigações. Por isso, é importante informar ao seu cliente quais são e onde ele deve armazenar esses documentos.

Faça uma lista de tudo o que você vai precisar mês a mês. Estabeleça prazos de envio e crie uma rotina de checklist para evitar surpresas de última hora. Explique ao seu cliente que a boa gestão de documentos evita multas, entre outros prejuízos.

2. Explique a importância de cada obrigação fiscal para o seu cliente

Aproveite o início do ano para reforçar ao cliente a importância de estar em dia com cada obrigação fiscal. Sinalize, de modo simplificado, os objetivos e os processos de envio das obrigações acessórias.

Crie um canal de comunicação no qual o cliente possa recorrer sempre que surgir dúvidas. Para facilitar ainda mais o relacionamento entre vocês, crie uma cartilha com informações personalizadas e que possam ser úteis em caso de questionamentos.

3. Fique de olho nas mudanças e atualizações de leis, processos e regulamentações

Todo contador ou contadora sabe do grande desafio que é manter-se atualizado. Afinal, mudanças em legislações fiscais e tributárias acontecem o tempo todo. O ideal é criar uma rotina de pesquisa que facilite o acesso às novas informações.

4. Participe ativamente do processo

Lembre-se de que um escritório de contabilidade demanda trabalho em equipe e diálogo constante. Por isso, é importante que tanto você quanto sua equipe estejam alinhados com as expectativas e necessidades do cliente.

Invista em treinamentos, crie cronogramas, tarefas e prazos e, claro, acompanhe todos os processos. Dessa forma, caso surja algum imprevisto, vocês saberão contornar a situação com mais assertividade e eficácia.

5. Tenha em mãos um calendário personalizado de obrigações

Como você já sabe, o calendário de obrigações acessórias é uma ferramenta essencial para o contador. Afinal, ele ajuda você a planejar, executar e gerenciar as demandas fiscais e tributárias do ano vigente, de modo a evitar divergências ou irregularidades.

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